Uma das características marcantes da Gramado Summit 2024, realizada de 10 a 12 de abril, em Gramado, foi a diversidade de temas abordados, proporcionando aos participantes uma visão abrangente das tendências atuais e futuras que estão moldando o cenário empresarial e tecnológico. Entre as novidades da sétima edição da conferência de inovação e tecnologia, a trilha de conteúdo voltada para as temáticas geek e de games foi um dos destaques.
O Palco Geek Galaxy contou com a participação de quadrinistas, roteiristas e profissionais do mercado nerd. A trilha de conteúdo foi realizada com apoio do curador Rodrigo Selback, que é especialista em Ciências do Movimento Humano, coordenador de conteúdos da Campus Play da Party Brasil, mentor executivo da Campus Party Colômbia, apresentador do programa “Games e Profissões” da UbisoftTV, além de professor na Universidade de Caxias do Sul e na Universidade de Fortaleza.
Em entrevista exclusiva para o starten.tech, Selback comemorou o sucesso da trilha de conteúdo. Confira como foi o bate-papo:
starten.tech: Como foi estar à frente da trilha de conteúdo voltada para as temáticas geek e de games, apresentada pela primeira vez, na Gramado Summit?
Rodrigo Selback: Pessoalmente para mim, a Gramado Summit sempre foi um sonho! Eu sou gaúcho, não moro mais no Rio Grande do Sul. Mas, sempre quis fazer um grande evento aqui no Estado. E aí os caminhos foram nos levando, nos levando, até conseguir realizar esse projeto dentro da Gramado Summit. Trazer a cultura geek e mostrar além do entretenimento, mostrar também o business, os assuntos de renda e as possibilidades de investimento foi um passo muito importante. A nossa avaliação, como curador e da equipe de apoio, e do que a gente tem colhido de informações, é de que o Palco Geek Galaxy foi um verdadeiro sucesso!
starten.tech: Quem não acompanha tanto o universo geek não sabe o quanto essa área movimenta economicamente, né?
Rodrigo Selback: Se a gente for falar de mercado, só o mercado de games, ele é, no mínimo US$ 100 bilhões maior do que o do cinema e da música juntos. Só aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, foram R$ 80 milhões em novos negócios relacionados à games no ano de 2023
starten.tech: A programação do Palco Geek Galaxy foi bem diversificada, com painéis sobre quadrinhos, inteligência artificial, dentre outros. Como você vê a relação da temática greek com a tecnologia?
Rodrigo Selback: A área geek é um campo que está sempre se reinventando. Apesar de ainda ter muito o básico, busca a todo o momento se reinventar e, com isso, também está adotando as novas tecnologias. Por exemplo, se a gente pegar uma história em quadrinhos, que é basicamente papel, ela não é mais só papel. Ela vai ter um QR Code que te leva para alguma coisa. Às vezes, para você desbloquear uma skin num jogo que está fazendo uma collab, te dar um desconto num ingresso. Ou, você compra um ingresso de cinema e lá vai ter um QR Code, que você vai escanear e ter acesso a uma HQ exclusiva. Tudo vai se conversando muito. Mas, sempre em torno dessa paixão pelo mundo nerd, pelo mundo geek, que são temas que, na verdade, a gente é apaixonado.
starten.tech: Pegando o quadrinho, mais especificamente, é possível sair de uma narrativa de papel para uma narrativa crossmidia, com várias formas de contar a mesma história. De que maneira isso acontece?
Rodrigo Selback: Quando a gente fala de um Thor, de um Capitão América, eles são personagens mais óbvios. Mas, por exemplo, quando pegamos os personagens de Guardiões da Galáxia, que são menos óbvios, podemos observar que era um quadrinho totalmente fora do mainstream. Era um quadrinho que só a galera que realmente gostava de quadrinhos lia muito. E aí, o que acontece: ele vira um filme de sucesso, o que dá uma sobrevida para os quadrinhos, pois as pessoas começam a se interessar por aqueles personagens. Depois, tem um jogo de videogame, que se torna superfamoso. E tudo isso vai se conversando. Isso ocorre porque geramos o interesse por um dos personagens ou por um grupo de personagens, o que faz com que muita gente se interesse por todas as mídias relacionadas aos personagens. Do ponto de vista do negócio, essa interconexão é incrível. Por exemplo, o dono da propriedade intelectual utiliza sua propriedade intelectual em diversos lugares, o que gera divisas em diversas fontes.